Andando por aí com… Nossa Senhora do Amparo

O rio. A serra. O casario. As árvores. O jardim sempre cheio de flores. As gentes: as da terra, os turistas e os passantes. Na calma desta cidade, mesmo no coração, junto à margem do rio Tua, o Santuário de Nossa Senhora do Amparo: do amparo de quantos a invocam, do amparo que Ela dá a cada um dos seus filhos.
Lugar de passagem mas também de paragem. Lugar donde se avista a cidade, onde se fazem umas fotos maravilhosas, no jardim e nas cascatas, envolventes, mas também um lugar de recolhimento, de encontro, de paz. Lugar onde a Mãe, solícita e amorosa, espera a cada um. Lugar de repouso. Lugar de colo. Lugar de silêncio onde a alma encontra amparo e o corpo retempera as forças. Lugar de Esperança, onde o Céu se faz momento.
É um santuário mariano, de estilo neobarroco, que teve como origem o culto que se fazia a uma imagem existente num nicho na ponte. Apresenta uma planta longitudinal de uma única nave retangular. A fachada é de grande simplicidade, somente rasgada por portal de lintel reto. No seu interior, também simples, apresenta um coro-alto e um retábulo em dourado.
No exterior, as diferentes imagens em pedra cativam o nosso olhar e fazem-nos refletir: Fé, Esperança, Caridade e Alegria
Nossa Senhora do Amparo representa uma devoção a Maria, Mãe de Jesus. Constantino I, o Grande, criou a devoção à Mãe Maria, Mãe espiritual. Todo o povo quis, então, colocar-se debaixo do seu amparo, nascendo assim o título de Nossa Senhora do Amparo.
Oh, Senhora minha, sede meu amparo e proteção, meu refúgio e meu colo. Acolhei as preces que vos dirijo, os desabafos que vos faço. Levai a s minhas lágrimas a Jesus. Compadecei-vos das minhas dores. Adornai o vosso manto com a luz do meu sorriso para vós. Ensinai-me a viver na simplicidade, no escondimento, na doação plena de filha de Deus. Ajuda-me a ser atenta aos que precisam, solícita para os que choram, companheira para os que já caminharam muito. Amen.
- Jacinta, uma candeia para os nossos passos - 20 Fevereiro, 2023
- Fátima, lugar de encontro com Deus - 20 Fevereiro, 2023
- Francisco Marto e o silêncio orante - 20 Fevereiro, 2023
Tags:
Paula Ferraz
Mãe, avó e membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Formadora acreditada em língua portuguesa e das literaturas lusófonas e clássicas, pós graduada em Mediação Intercultural, certificada em Filosofia para Crianças e Jovens e Mestrado em Ensino do Português como língua segunda/língua estrangeira.