A Páscoa cristã é a Misericórdia Divina!

Para os cristãos, a Páscoa de Jesus e a Misericórdia Divina são sinónimos.

Estamos perante a revelação do Amor verdadeiro e, por isso mesmo, maximamente libertador, extremamente demonstrado, provado e comprovado.

Falamos de Amor encarnado, em “carne viva”!

O contrário disto é esse nosso frequente e vulgar egoísmo, gerador ou indiferente a tantas situações que caminham para “carne cadavérica”, por se achar e ver aprisionada pela força da morte que tudo corrói e consome!

Todo e qualquer gesto de misericórdia é a oferta concreta de uma “passagem” para uma vida nova, liberta da escravidão de tanto pecado que conduz à morte, lenta ou rápida, da nossa humanidade!

A Páscoa proclama a vitória da bondade da Vida sobre a maldade da morte.

Esta é a vontade de Deus para todos!

Fica, assim, maximamente visível o que até então estava ainda demasiado invisível aos olhos humanos.

Aqui Jesus mostra como Ele é o Filho de Deus Misericordioso, para nos comunicar esse mesmo Amor, Eterno, que O une ao Pai e, assim, nos pode gerar como filhos de Deus, amados, hoje e eternamente.

Misericórdia é Amor totalmente gratuito e incondicional, que jorra para todos, sem admitir qualquer exceção.

Está aqui a razão primeira e última da verdadeira felicidade (eterna!) para todos os que encontram e se encontram na Paixão, Morte e Glorificação de Jesus.

Aqui poderemos aprender, percorrendo um longo caminho pessoal e comunitário, como se deve abraçar a nossa própria cruz, fazendo dela o sinal de que há em nós, Amor que nos dá vida nova!

A Misericórdia Divina move-nos o olhar e os braços na direção do sofrimento que precisa de cura e, por isso, nos faz aproximar.

A Páscoa é a celebração central da Vida dos que seguem Jesus Vivo.

Sem esta memória falta-nos o acesso que nos conduz ao verdadeiro sentido do nosso viver humano, pois nela, Deus, que é Amor, dá-nos a Sua maior prova de Vida na Glória da Cruz de Jesus de Nazaré, onde contemplamos como é a nossa dureza de coração e como Ele, ali, nos amou até ao fim, entregando-Se em nossas mãos e sendo ressuscitado pelo Amor do Pai. Outrora pensávamos que nos havia abandonado à nossa sorte e que estávamos perdidos na nossa morte.

Eis, então, a maior dádiva de Deus!

Sabemos como foi para isto que Cristo veio ao Mundo: dar-nos a Sua Vida para que a tenhamos em abundância e a nossa vida atinja a sua plenitude quando envolta e iluminada pelo Amor!

A nossa miséria, fruto da nossa vida quando anda longe da relação com Deus, suscitou de Deus a Sua vinda até nós para Se fazer próximo e, assim, tocar e trocar o nosso modo de viver.

Ele viu a nossa miséria e, por isso mesmo, veio até nós, em nosso auxílio.

Quando andamos em intimidade com Deus vamos aprendendo este modo de lidar connosco mesmos para, com essa experiência feliz, nos capacitar a lidar com os outros.

As nossas boas obras hão-de glorificar o Pai.

Tudo do jeito de Jesus, o Cristo, nossa Páscoa e fonte de toda a Misericórdia!

 

Padre José Luís Borga
Diocese de Santarém