O título de Auxiliadora remonta ao século XVI, quando a expressão “Auxiliadora dos Cristãos” foi introduzida na Ladainha de Nossa Senhora pelo Papa São Pio V, após a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na batalha nas águas de Lepanto, em 1571.
A festa
A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi instituída pelo Papa Pio VII, após voltar da França, onde ficou preso por Napoleão Bonaparte, durante cinco anos. O regresso aconteceu no dia 24 de maio de 1814. O Papa atribuiu a sua libertação a Nossa Senhora Auxiliadora e fixou a data de 24 de maio para a sua festa.
Quem, realmente, difundiu este título e devoção foi São João Bosco.
A devoção de São João Bosco
Dom Bosco, desde pequeno, aprendeu com a sua mãe a ter grande confiança em Nossa Senhora. Margarida, sua mãe, sempre interrompia o pesado trabalho no campo para saudar a Virgem Maria. A hora do Angelus era para ela um momento de encontro com Deus e de memória da Anunciação de Maria.
Em 1824, quando tinha nove anos, João Bosco teve o primeiro sonho profético, em que lhe foi manifestado o campo do seu futuro apostolado. Neste sonho ouviu a voz misteriosa do Senhor que dizia: “Dar-te-ei a Mestra” e logo apareceu uma Senhora de aspeto majestoso. Sem saber de quem se tratava, João Bosco perguntou quem era ela e obteve a resposta: “Eu sou Aquela que a tua mãe ensinou a saudar três vezes ao dia”.
A Basílica
No ano de 1862, Dom Bosco iniciou a construção, em Turim, de uma grande Basílica dedicada a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos. “Nossa Senhora deseja que a veneremos com o título de “Auxiliadora”: vivemos em tempos difíceis e necessitamos que a Santíssima Virgem nos ajude a conservar e a defender a fé cristã”.
Com a construção da Basílica de Maria Auxiliadora de Turim, Dom Bosco quis erguer um monumento eterno do seu amor e gratidão à Virgem Mãe Auxiliadora. “Maria Santíssima é a minha Mãe”- dizia ele – “Ela é a minha tesoureira. Ela foi sempre a minha guia”.
Em suas conferências, Dom Bosco procurava demonstrar a importância da presença materna de Nossa Senhora. Fazia com que refletissem que é importante que ela seja honrada porque é Mãe de Deus, Mãe de Jesus Cristo e nossa mãe.
Família Salesiana
Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de “Auxiliadora”. Vários dos seus escritos retratam o amor por Maria Santíssima: “Recomendai constantemente a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora e a Jesus Sacramentado”. “Diante de Deus declaro: Basta que um jovem entre numa casa salesiana para que a Virgem Santíssima o tome imediatamente debaixo da sua especial proteção”. Dom Bosco confiou à Família Salesiana a propagação desta devoção que é, ao mesmo tempo, devoção à Mãe de Deus, à Igreja e ao Papa.
A 24 de abril de 2018, devido à vivência e formação salesiana de Monsenhor Jonas, fundador da Comunidade Canção Nova, Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco foram oficialmente declarados como Patronos desta.
Cultivemos esta devoção mariana, deixada a nós como herança religiosa por Dom Bosco.
Nossa Senhora Auxiliadora dos cristãos rogai por nós!
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023