Arquidiocese de Évora irá receber seminaristas de Cuba

A Arquidiocese de Évora está a intensificar os seus esforços na pastoral vocacional e vai receber, pela primeira vez, seminaristas de Cuba. O arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho, sublinha que este é um passo importante para a diocese, que acolherá estes jovens para a formação tanto no seminário como no Instituto Superior de Teologia de Évora. Os seminaristas cubanos permanecerão entre 5 a 10 anos ao serviço da diocese após a formação, como um modo de retribuir o investimento realizado.

A arquidiocese tem demonstrado um grande dinamismo de novas vocações, especialmente após o triénio vocacional da Província Eclesiástica de Évora, que inclui as dioceses de Beja, Évora e Algarve. O seminário de Évora passará de 9 para 24 alunos, e o Instituto Superior poderá ter até 40 estudantes.

Para além do dinamismo vocacional neste território alentejano, o arcebispo de Évora salienta que existe uma reconfiguração geográfica acentuada com a presença de imigrantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Timor-Leste e Brasil.

Nos próximos dois anos, a pastoral da arquidiocese estará centrada no tema “Peregrinar na esperança”. Consistirá n apromoção de iniciativas que unam a esperança à solidariedade, reforçando o compromisso da Igreja com a caridade.