Disciplina de EMRC quer reforçar papel nos projetos pedagógicos

Coordenador do setor diz que disciplina ajuda a Escola a ser «mais escola»


A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) quer reforçar neste ano letivo o seu papel nos projetos pedagógicos, num momento em que a flexibilidade curricular está a ser implementada, como projeto-piloto, em muitas escolas.

O professor Fernando Moita, coordenador do Departamento de EMRC do Secretariado Nacional de Educação Cristã, refere que o início do ano letivo representa “uma nova vida, uma nova experiência, também grande uma grande carga de expectativas”.

“Temos milhares, centenas de milhares de alunos que chegam às escolas, onde está também o professor de EMRC, esta disciplina com um conteúdo, com uma metodologia próprias para ajudar a escola a ser mais escola”, precisa.

A disciplina está presente desde o 1.º ano até ao 12.º, com uma “proposta criativa, inovadora”, para trazer a “dimensão da mensagem cristã”.

“É dizer à escola, ao sistema educativo, aos alunos, que olhar a vida, a pessoa, a história à luz da mensagem cristã nos torna mais inteiros, mais ousados, com mais vontade de construir uma sociedade justa e bela”, realça Fernando Moita.

A tónica é colocada nas várias dimensões do ser humano, no ambiente escolar, “já por si personalista”, já que visa formar pessoas.

“A EMRC traz uma mais-valia, à luz da mensagem cristã. A proposta é dizer que, de facto, perdoar, ter a capacidade de amar e se altruísta, gratuito, inteiro, torna-me ainda mais adolescente, mais pessoa, uma pessoa muito mais inteira”, defende o coordenador do Departamento de EMRC do Secretariado Nacional de Educação Cristã.

O projeto do Ministério da Educação que visa flexibilizar o currículo, nas várias escolas, dá aos Agrupamentos autonomia para gerir a aprendizagem dos alunos.

“Ao professor de EMRC é pedida a capacidade de dialogar com outros saberes, para ver como é que ele pode colaborar em toda a aprendizagem”, precisa Fernando Moita.

Fonte: Agência Ecclesia