Imagens oficiais dos novos Santos revelam traços da sua santidade.

O Santuário de Fátima apresentou hoje as imagens oficiais de S. Francisco e Santa Jacinta Marto.
Segundo o Reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas “…não foram usadas as fotos já conhecidas porque era pretendido mostrar também os traços da sua santidade, atitude e relação com Deus. As imagens serão colocadas nas fachadas exteriores – Jacinta à esquerda e Francisco à direita – da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Ainda que seja uma colocação provisória/transitória até 13 de outubro, os peregrinos vão poder ver as imagens e contemplá-las da mesma forma aquando da sua beatificação no ano 2000, pelo Papa S. João Paulo II, cujas imagens tomaram a mesma localização”.
Para a Irmã Ângela, postuladora da causa de canonização, a pintura de Sílvia Patrício, “baseada na fotografia tirada na véspera de 13 de outubro de 1917, sem querer afastar-se dessa foto original, quer refletir a psicologia dos dois santos e sua intimidade com Deus”.
Com o terço nas mãos e a candeia como atributos mais claros destes santos, a autora das imagens incluiu em cada auréola (que representa a santidade), em formato de peça de ourivesaria símbolos diferenciados: na de Francisco a silhueta do Anjo de Fátima e as espécies eucarísticas, enquanto a de Jacinta mostra as figuras do Papa e da Virgem Maria, representada com o seu Coração Imaculado.
Já os olhares, a pintora quis traduzir o olhar de Jacinta, olhando de frente, como olhar de interpelação e o olhar de Francisco, para o alto, como olhar contemplativo.
Para a pintora Sílvia Patrício foi com orgulho que aceitou este enorme desafio de pintar os Santos Jacinta e Francisco Marto. Ainda que não tivesse sido a sua primeira obra de arte religiosa tem consciência de esta será a mais vista de todas.
- O Senhor virá: preparemos o coração - 17 de Dezembro, 2025
- Salmo 77: ação de Deus na nossa história e na nossa vida - 16 de Dezembro, 2025
- Vem, Senhor Jesus! - 15 de Dezembro, 2025


