Administrador Adm
/

31 Janeiro 2017
0 Comments

“Cultura do encontro” marca 50 anos da Universidade Católica Portuguesa

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) afirmou que num tempo marcado, “cada vez mais, por ruturas e pelo dissenso”, a marca do “encontro” deve ser definidora da missão da instituição, que celebra 50 anos.

“A Universidade Católica Portuguesa coloca-se, assim, ao serviço de uma cultura do encontro porque se pretende uma Universidade sem muros, uma Universidade que se autorrepresenta como um laboratório de diálogos e de esperança”, escreve Isabel Capeloa Gil, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA, a respeito do dia nacional da UCP.

A reitora da UCP sustenta que a excelência não os isola mas responsabiliza “pelas grandes causas da humanidade, que são também as grandes causas do Evangelho”.

‘Construir a Cultura do Encontro’ é o lema do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa que se assinala este domingo, dia 5 de fevereiro.

Isabel Capeloa Gil destaca que a abertura à verdade “só se ativa” através de uma cultura colaborativa onde “as dinâmicas de inclusão e de participação sejam uma prática efetiva e um programa ambicioso”.

A reitora destaca que o lema elege uma “ideia mobilizadora” do Papa Francisco, construir a cultura do encontro é central na Exortação Apostólica papal ‘Evangelii Gaudium’.

A mensagem assinala que a instituição de ensino superior “busca, nas várias disciplinas do conhecimento”, a verdade integral que “capacite” todos os seus intervenientes para uma “justa edificação da história, na senda dos grandes valores do cristianismo e do humanismo”.

“Somos, por isso, também espaço de diálogo com a comunidade e com o mundo, conscientes de que o cultivo da qualidade académica não se esgota no reforço das fronteiras, mas na sua superação”, desenvolve Isabel Capeloa Gil.

Na sua mensagem pelos 50 anos da UCP, a reitora agradece à Igreja Católica em Portugal e pede que “continue a apoiar com a sua confiança, carinho e estímulo”.

A sessão académica comemorativa, na sexta-feira, vai ser presidida pelo magno chanceler da UCP, o cardeal-patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, às 16h30, no Auditório Cardeal Medeiros (edifício da Biblioteca João Paulo II), em Lisboa.

Do programa constam diferentes momentos musicais, a imposição das insígnias e a entrega das cartas doutorais aos doutores de 2016, a entrega de medalhas de prata aos colaboradores que completam 25 anos na UCP e a atribuição do título de Benemérito da Universidade Católica Portuguesa.

 

Fonte: Agência Ecclesia.

Shear it!
Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia